sábado, 31 de agosto de 2013

Estudo 2: Deus Existe?

Como pode Deus existir se o mal existe? Como pode um ser que se diz amor permitir que tantas coisas erradas aconteçam no mundo? Se Deus existe, por que o mal existe? Se o mal existe, será que Deus existe?

Muitos acreditam que o mal é uma prova de que Deus não existe. Pois se a bíblia fala de um Deus de amor, que ama a humanidade mais que tudo, como pode Ele deixar o mal acontecer com pessoas boas? Seria a dor e o mal incompatível com a existência de Deus?
Vamos por partes. A existência da dor e do mal não é incompatível com a existência de Deus.  Para muitas pessoas a maior dificuldade em aceitar a existência de Deus é a própria existência do mal. Mas... o que é o mal?

(Pode pensar e responder antes de continuar lendo :)

Estupro? Mentira? Assassinato? Morte? Isso são tipos de mal, mas qual é a definição?

Mal é a sensação de que algo deveria ser diferente. Se há o mal, há também o bem. Tem que existir uma regra clara que mostre o que é um e o que é outro, certo? Caso contrário, ninguém se sentiria realmente incomodado com o mal.
Se há uma regra que mostre a diferença entre o bem e o mal, essa regra demanda uma inteligência maior, superior que estabeleceu essa regra. Você pode dizer que são as leis que regem nossa sociedade, e tem razão... mas quem colocou essas leis? De onde veio esse conhecimento onde o ser humano consegue distinguir o bem do mal?
Eu chamo essa inteligência superior de Deus. Mas, se Deus não existe, não há regra, não há lei... Não há mal nem bem. Se não existe mal nem bem, como o mal pode ser usado de argumento para provar que Deus não existe? Entende?

Aí você me pergunta: Mas se Deus é todo-poderoso, Ele não poderia criar qualquer mundo? Qualquer coisa que quisesse? E se Ele é amoroso, Ele não ia preferir um mundo sem sofrimento?

Sim. Deus pode criar qualquer coisa. Mas será que Deus poderia criar qualquer mundo que queira? Não se for possível num mundo em que as pessoas tenham liberdade de escolha ou livre-arbítrio. É logicamente impossível fazer alguém agir de determinada maneira por livre e espontânea vontade. Tão logicamente impossível quanto fazer um quadrado redondo. O fato de Deus ser Todo Poderoso não significa que Ele possa fazer algo logicamente impossível. Se as pessoas forem livres para escolher, elas podem se recusar a fazer o que Deus quer. Por uma escolha deliberada e errada, elas poderiam originar um mundo que não estava nos planos de Deus.

E quanto a alegada bondade de Deus? Por causa disso, Ele não deveria preferir um mundo sem sofrimento?

E se Deus tiver razões preponderantes para permitir o sofrimento no mundo? Num mundo de livre-arbítrio, alguns bens, como as virtudes morais, só podem ser alcançados por meio da cooperação das pessoas. Pelo menos isso é uma hipótese possível. Se negarmos isso, teremos que demonstrar que o livre-arbítrio é impossível e que também é impossível que um mundo com sofrimento seja melhor que um em que não haja sofrimento. É interessante pensar que a opção desse Deus de dar escolha ou livre-arbítrio para o ser humano tenha de alguma forma restringido as suas opções de todo poderoso, não? Mas eu te digo mais uma coisa...Deus, o que eu acredito, é perfeito e tudo que Ele criou desde o começo era perfeito. Porém depois da entrada do mal, ou pecado, como queira chamar...tudo deixou de ser perfeito. Então de acordo com nossa ideia de perfeição, o que é mais perfeito pra você? Que as pessoas mesmo tendo a chance de praticar o mal,pois elas tem livre-arbítrio dado por Deus mesmo restringindo as suas opções de Super Poderoso, optem por não fazê-lo, pois sabem o que o mal pode causar... Ou que Deus tire o livre arbítrio das pessoas, crie um mundo perfeito onde ninguém pode fazer o mal, porque elas não tem escolha? Qual é o melhor?

Aí você me pergunta: Porquê Deus, então, não interfere no mundo? Será que Ele tá só lá em cima olhando e deixando a gente se virar por aqui?

Eu digo que Ele já interferiu bastante. Temos o dilúvio, Abraão e os profetas, e claro, o maior evento de todos: o nascimento, vida, crucificação e ressurreição de Jesus. Essa interferência foi a maior de todas, pois foi ela que permitiu a última ação de Deus em favor desse mundo caído no mal e um dia Jesus voltará para acabar de uma vez por todas com todo o mal que já existiu. Deus continua atuando de maneiras que nem imaginamos para amenizar as dores que existem nesse mundo, pois onde há dor, há esperança.

Idéias e textos tirados do livro: A Descoberta – Michelson Borges e Denis Cruz.Pensamentos tirados do filósofo indiano  Ex-ateu Ravi Zacharias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário