Ah! a vida...
A vida nos ensina muita coisa. Desde pequena aprendi que devemos respeitar os mais velhos, honrar os nossos pais, não roubar, não mentir, não matar, tratar bem os animais, ouvir a voz de Deus...
Hoje, com 25 anos, eu tenho aprendido a não criar muitas expectativas sobre as pessoas. Não me entendam mal..é no bom sentido! =)
Quero dizer que por mais que vc se dedique a alguém, amigos, família, filhos, namorado/marido, igreja... Infelizmente, as vezes não por mal, eles vão te decepcionar...Por que vc tbm com certeza já os decepcionou algumas vezes. Não que seja regra da vida, mas pelo simples e único fato de que somos todos humanos, pecadores...
Só não entendo porque eu não aprendi isso há 25 anos atrás, talvez porque não fosse o tempo certo pra isso. Tenho entendido também que não há melhor "ensinamento" do que a própria experiência. Deus nos permite passar por provações pra que entendamos na carne, literalmente, porque não devemos trilhar por esse ou aquele caminho. Mais ou menos como a história do neném e da tomada, sabe?
Tenho entendido durante esse 1 ano aqui na ilha que a única pessoa que vai me entender 100% é Deus. Por mais que vc tenho um super-mega-bláster melhor amigo...sim, ele vai te decepcionar..e sim, ele nunca vai te entender 100%. Aprendi também que quando temos um problema/provação, tristeza, solidão... não devemos buscar forças num outro ser humano, independente se é mãe, pai, melhor amigo... Porque eles tem as mesmas fraquezas e tristezas. Logo, eles não podem preencher o vazio que vc sente naquele determinado momento.
É incrível, pensando agora, quantas vezes trocamos Jesus por qualquer outra coisa ou pessoa. Quantas vezes vc não se sente um lixo e tudo o que vc mais quer é escutar palavras de amor ou preencher aquele vazio infinito que vc sente... vai à um amigo (ou qualquer outra "coisa") e escuta aquele: "BUM!" Tudo o que vc não queria ouvir naquele momento. Tudo o que vc não precisava. Por que a gente faz isso? Porque a gente busca ajuda de pessoas q são tão falhas como nós? Porque trocamos Jesus sempre?
Só tenho a dizer uma coisa: Jesus é a única pessoa que vai me e te compreender 100%. Ele sabe exatamente do que se trata, pois ele passou a mesma coisa aqui na terra por vc e por mim. A gente costuma dizer: "Jesus veio aqui na terra pra morrer por vc." Ele fez muito, mas MUITO mais que isso. Ele atravessou cada tentação, enfrentou pessoas desonestas, suportou desaforos, foi traído por um de seus melhores amigos e sim, morreu..por mim e por vc.
Por que trocamos Jesus?
Que em 2012 não troquemos o que em nossa vida é o que mais temos de valor, por que, afinal de contas, nossa vida só tem valor por causa dEle.
"Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jr 29:11).
E com esse pensamento fecho 2011...
Feliz 2012!
Com saudades...
Mais um ano se foi... o início de um novo ano nos oferece a oportunidade de olhar com alegria, discernimento, entendimento e coragem para o ano que passou e para o ano que está chegando. É um bom momento para pararmos, olhar para nós mesmos, para os outros e para Deus.
ResponderExcluirOs passos a seguir são bastante úteis:
1- Olhar para o passado.
Olho para o ano que passou de maneira positiva e com gratidão. Agradeço pelas evidências da fé vencendo a dúvida, da esperança superando o desespero, da coragem em meio ao sofrimento e da crença na vida eterna vencendo a morte.
2- Olhar para dentro de si.
Faço um balanço de mim mesmo, refletindo sobre minha vida em casa, no trabalho, na igreja, no mundo. Analiso meus relacionamentos com os outros e minha mordomia para com todas as coisas que Deus me deu. Analiso cada aspecto de minha vida a partir dos padrões de Deus e oro para crescer em fidelidade.
3- Olho para Jesus.
À luz das tentações, dos problemas, dificuldades e tristezas que eu possa confrontar este ano, resolvo manter meus olhos firmemente voltados para Jesus. Ele me ajudará a enfrentar este ano como tem feito todos os anos que se passaram.
4- Olho para o mundo.
Oro para que eu seja capaz de olhar para o mundo com os olhos de Jesus, para perceber as necessidades das pessoas à minha volta e servi-las com amor e compaixão.
5- Olho à frente.
Porque Deus estará comigo e com você em cada passo do caminho, podemos olhar para cada novo dia com grande expectativa.
"Obrigado, Senhor, por este novo ano. Alegramo-nos por estares conosco a cada um de seus dias." "Deus é suficiente para o ano que está chegando".
“Sede fortes e corajosos: não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco: não vos deixará nem vos desamparará.” – Deuteronômio 31.6 Texto: Vivien Roe (Inglaterra) – Publicado em “No Cenáculo” – 1997